quinta-feira, 9 de março de 2017

Parceiro do Blog - Cerveja Artesanal Saudade




Há muito que a Cerveja Artesanal tem conquistado cada vez mais os Portugueses.
Bebida que se destaca pelo seu sabor único e diferenciado, produzida em menor escala, mas com produtos de qualidade singular.
Se és amante de uma boa Cerveja Artesanal, vem conhecer toda a história da Saudade!

“Como nasceu a Saudade?
Com o agudizar da crise em que o país mergulhou, vimo-nos pela primeira vez na vida a fugir de ouvir os telejornais e a evitar até ler as gordas dos diários que nos bombardeavam com notícias cada vez menos inspiradoras. Nesse dia de Dezembro de 2012 decidimos só procurar boas notícias. De rato na mão e teclado entre dedos, procurámos na internet “boas notícias em Português PT” e lá estavam elas, e eram tantas e tão boas e que nos distinguiam tanto e nos puxavam para cima, ou seja, precisamente o oposto do que era noticiado com mais frequência. Exactamente o tipo de motivação necessária para nos sentirmos orgulhosos de ser Portugueses. No “boasnoticias.pt”, encontrámos duas cervejas artesanais portuguesas que desconhecíamos de todo e que acabavam de nascer. 
Depois de alguma formação e algumas cervejas feitas com outros cervejeiros de longa experiência, fomos complementando e sedimentando conhecimentos, com a pesquisa em artigos e literatura bastante variada que existe sobre o tema da cerveja. Talvez por culpa da minha formação e teimosia, achei que poderia conceber e produzir em Portugal o equipamento de produção que necessitava numa primeira fase. Em vez de comprar todo o equipamento resolvi desenhar cada uma das cubas servem hoje de estação piloto, incluindo as cubas de água pré-aquecida, brassagem e fervura, o moinho de malte, até ao rotulador e agitador de leveduras, foram desenhados e fabricados por nós em alguns casos com o apoio técnico de algumas empresas Portuguesas, o que torna a Saudade ainda mais Artesanal. 
Desta forma conseguimos fazer as nossas primeiras Saudades em 2013 e fomos continuando este processo de apuração de cada uma das fases de produção, depuração de anomalias e registo do comportamento das leveduras em diferentes condições e tempos de estágio/maturação. A Saudade Cerveja Artesanal nasceu então como cervejeira em Loures, em 2013, e dedica-se a produzir Cerveja Artesanal 100% natural. 
As cervejas Saudade são elaboradas apenas com ingredientes naturais, maltes, água, lúpulos, especiarias, ervas aromáticas, frutos e fermentos. Sendo uma cerveja que não é filtrada ou pasteurizada, é naturalmente uma cerveja mais turva e com prazo de validade mais curto, mas também mais rica em vitaminas e sais minerais, de aroma e sabor intensos, com nuances únicas. As Saudades não contêm corantes, conservantes ou estabilizantes e o gás presente nas cervejas é exclusivamente produzido pelo CO libertado pela fermentação que se dá no estágio em garrafa. As nossas cervejas são conseguidas pelo respeito basilar dos preceitos mais artesanais na produção de cerveja, e a nossa produção em lotes mais pequenos e a selecção criteriosa de maltes, lúpulos e leveduras, permitem-nos criar cervejas de uma qualidade singular.
Actualmente e nesta primeira fase do projecto, a nossa capacidade de produção são cerca de 600L/mês, mas na segunda fase do projecto, que já está em desenvolvimento técnico, um dos principais objectivos é a ampliação da nossa capacidade de produção para os 2000L/mês, estando já a ser garantidas reservas no projecto para nova ampliação em caso de excedermos as melhores previsões e conseguirmos chegar ao mercado externo. As nossas cervejas são conseguidas pelo respeito basilar dos preceitos mais artesanais na produção de cerveja, a nossa produção em lotes mais pequenos e a selecção criteriosa de maltes, lúpulos e leveduras, permitem-nos criar cervejas de uma qualidade singular. 
Queremos fazer deste o ponto de partida para uma viagem que queremos partilhar com todos, fermentando uma infinidade de outros estilos, tentando apresentar em cada garrafa um pouco de tudo e do que de melhor existe no mundo das cervejas artesanais, e onde o grande objectivo é manter sempre a qualidade, e o desafio é o de criar constantemente novas Cervejas, apresentando um mundo inteiro de Saudades. Todos os nossos equipamentos de produção inicial, que servem hoje de estação piloto, incluindo as cubas de água pré-aquecida, brassagem e fervura, o moinho de malte, até ao rotulador e agitador de leveduras, foram desenhados por nós e fabricados em Portugal, o que torna a Saudade ainda mais Artesanal.
Queremos crescer e poder dar o próximo passo, que terá como objectivo principal o aumento da produção, para que seja possível chegar mais longe, com uma cerveja artesanal de qualidade, dando as Saudades a degustar também no mercado externo, no seio das nossas comunidades Portuguesas, espalhadas por esse mundo, não esquecendo nunca a satisfação plena do nosso mercado interno, mas mantendo um profundo respeito pelo produto artesanal. Com os Pontos Saudade, queremos poder estar sempre presentes em pontos interessantes e estratégicos de venda, que nos pareçam fazer sentido respeitando a nossa dimensão, onde produtos como o nosso são valorizados e apreciados.”

Para conheceres melhor a Cerveja Artesanal Saudade, acompanha todas as novidades na sua página de facebook.
Podes encontrar todas as Saudades na loja online.

Vale a pena estreitar algumas notícias que encontramos na internet:














Agradeço à equipa da Cerveja Artesanal Saudade pelos miminhos recebidos, em especial à Cristina por toda a disponibilidade, simpatia e profissionalismo.
Fiquem atentos às próximas publicações sobre esta magnífica Cerveja Artesanal com um nome bem Português... Saudade...









Sem comentários:

Enviar um comentário