quarta-feira, 17 de maio de 2017

Pão Alão - Tradição com Imaginação





Inspirados pela lenda do Cão Alão e fruto da inquietude e imaginação do grupo de alunos da turma SA, da Escola Básica de Santana da Carnota do Agrupamento de Escolas de Damião de Goes, e em resposta aos projetos em curso no âmbito do empreendedorismo motivados pela Câmara Municipal de Alenquer, nasce um novo pão, o Pão Alão.

A Europastry orgulha-se de fazer parte deste projeto e partilha da mesma motivação dos jovens do concelho em oferecer e recuperar tradições em padaria e pastelaria típicas ou inspiradas na nossa comunidade.

A Lenda

"Alão quer - conquista de Alenquer aos mouros"
Conta a tradição que na manhã do dia em que teve logar o combate final, indo o rei christão com seu sequito banhar se no rio e fazer suas correrias, notaram que um cão grande e pardo que vigiava as muralhas e que se chamava «Alão», calou-se e lhes fez muitas festas. El rei tomando isso por bom presagio mandou começar o ataque dizendo «Alão quer», palavras que serviram de futuro appellido á villa.
A batalha foi sanguinolenta e renhida e os cavalleiros christãos fizeram prodigios de valor. Especialmente no postigo proximo aonde estava a egreja de S. Thiago a lucta foi renhidissima, mas os portuguezes inspirados pela fé que S. Thiago em pessoa pelejava na sua frente, venceram todos os obstaculos e tomaram a praça"

O Pão Alão

O novo Pão Alão foi criado considerando a ideia do formato original, selecionando ingredientes naturais e básicos, como a farinha, a água, a levedura e o sal, obtendo-se um pão especial pela sua simplicidade e originalidade.
Apresenta uma miga fechada e côdea fina com 500g e é ideal para as refeições de toda a família.













ALENQUER: Pão em forma de cão vai ser colocado à venda para chegar aos jovens (fonte: https://jornaloeste.pt/BREVES_Pais_486)

A multinacional Europastry, sediada no Carregado (Alenquer), vai lançar na terça-feira (16 Maio) no mercado daquele concelho um pão em formato de cão, uma ideia criada nas escolas do concelho que se tornou num negócio.
"Queremos tornar as ideias dos jovens em realidade e isso será uma das principais armas para pôr os jovens a consumir pão" afirmou à agência Lusa o diretor de 'marketing' da empresa, Filipe Canário, adiantando que, numa primeira fase, vão ser comercializados 4.500 pães, cada um a custar um euro.
Trata-se de um projeto de empreendedorismo escolar, em conjunto com a Associação Industrial Portuguesa, que a empresa decidiu tornar em negócio, distribuindo o pão em 80 postos de venda do concelho e procurando chegar a 15% dos clientes existentes no concelho.
A empresa, que emprega 320 trabalhadores e possui um volume de negócios de 31 milhões de euros, equaciona estender a venda do 'Pão Alão' a nível nacional.











1 comentário: